Picape ganha estilo bem moderno, com linhas ainda mais robustas, e traz novo motor a diesel que esbanja potência. Porém, pula muito e causa desconforto aos passageiros
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Grandalhona poderosa
A Ford Ranger mudou muito, e foi para melhor. Pelo menos em alguns quesitos, como estilo, espaço interno, conjunto mecânico e pacote de equipamentos. Em outros, como suspensões, continua do mesmo jeito, ou seja, pulando muito, comprometendo o conforto. Mas a picape agrada muito pelo desempenho que proporciona tanto no asfalto quanto no fora de estrada, graças aos eficientes motor a diesel e sistema de tração 4x4. A grandalhona tem poder, mas exige paciência no tumultuado e limitado trânsito urbano.
ESTILO A nova Ford Ranger cabine dupla tem desenho moderno, com linhas que enfatizam a sua robustez. A frente é marcada por grade de três barras paralelas cromadas, seguindo o padrão de outros modelos da marca. Os faróis, agora um pouco menores, acompanham o desenho curvo da frente e os vincos do capô. A parte inferior do para-choque tem abertura sem tela protetora, deixando o radiador exposto a pedras e outros objetos. O para-brisa com inclinação acentuada reforça o aspecto aerodinâmico, enquanto barras no teto e spoiler na traseira da cabine dão toque de esportividade. As laterais são mais limpas e os retrovisores externos são de bom tamanho. Estribos tubulares laterais são providenciais para o embarque e desembarque, já que a picape é alta. A traseira tem lanternas verticais de três elementos e um estribo que facilita o acesso à caçamba, que tem bom tamanho, mas não há protetor plástico nem capota marítima. O vidro traseiro não tem janela nem grade de proteção. A visibilidade traseira é ruim, por isso o sensor de estacionamento com tela no painel é equipamento útil.
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| Estribo tubular com piso emborrachado facilita acesso à cabine |
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| Banco traseiro tem encosto muito reto e cinto central abdominal |
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| Painel projetado para frente facilita o acesso aos comandos |
NA MÃO A direção tem diâmetro de giro razoável, exigindo paciência em manobras em áreas de espaço reduzido. Para estacionar na cidade não é em qualquer vaga. Mas a direção foi bem calibrada e garante segurança em velocidades mais elevadas. Os freios atuaram com eficiência tanto no asfalto quanto na terra e os pneus de uso misto cumpriram bem a função. A picape melhorou muito e traz atrativos que melhoram sua condição diante da concorrência.
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MOTOR
TRANSMISSÃO
Tração 4x4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com barra estabilizadora; e traseira com eixo rígido e feixe de molas longitudinais/ 8x17 polegadas (liga leve) / 265/65 R17
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| Rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus de medida 265/65 |
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS nas quatro rodas e EBD
CAPACIDADES
Tanque, 80 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.092kg
Notas (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 8
Caçamba 7
Suspensão/direção 5
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 7
Tecnologia 7
Acabamento 8
Custoxbenefício 8
Quanto custa
A nova picape Ford Ranger 3.2 diesel cabine dupla 4x4 é vendida na versão XLT por R$ 114.900 com transmissão manual e R$ 120.400 com câmbio automático. Já a versão testada, a topo de linha Limited, com transmissão automática, é vendida por R$ 130.900.
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| Para-brisa com acentuada inclinação e retrovisores de bom tamanho |
ACABAMENTO DA CARROCERIA
VÃO DO MOTOR
O capô, que é pesado, tem ângulo de abertura razoável. O acesso à manutenção é aceitável. Os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio. A insonorização é apenas razoável para a versão topo de linha. POSITIVO
ALTURA DO SOLO
CLIMATIZAÇÃO
É automático digital. No painel, são quatro os difusores, que apresentaram boa vazão e angulação das aletas, mas não tem específicos para os passageiros de trás. São sete as velocidades da caixa de ar e quatro as de direcionamento do fluxo. Apresentou bom funcionamento em geral. Tem opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Está bem vedado e a rumorosidade de funcionamento é satisfatória. POSITIVO
FREIOS
CÂMBIO
As relações de marchas proporcionam boa dinâmica ao veículo. O sistema de tração é por comando eletrônico, por meio de botão giratório instalado no console central, que apresentou bom funcionamento. POSITIVO
MOTOR
As retomadas de velocidade e aceleração são eficientes para o peso do veículo. Apresentou bom funcionamento com baixo ruído e vibração mínima. As curvas de torque e potência são muito boas e o turbo de geometria variável está bem dimensionado e calibrado. POSITIVO
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| Motor 3.2 rende 200 cv e é o mais potente da categoria |
Boa contra água e poeira. POSITIVO
NÍVEL DE RUÍDOS INTERNOS
SUSPENSÃO
O conforto de marcha é muito limitado e foi muito mal desenvolvido, trazendo grande desconforto aos ocupantes. A estabilidade é normal em velocidades compatíveis com o raio da curva (asfalto seco, liso e terra batida seca), mas tem alterações de trajetória sobre piso irregular (asfalto ondulado e terra com costelas). Numa condução mais esportiva, deve-se usar o 4x4H. Tem sistema eletrônico de controle de estabilidade e tração, que atua até precocemente à menor alteração da estabilidade direcional e lateral. REGULAR
DIREÇÃO
O diâmetro de giro é bom e a velocidade do efeito-retorno satisfaz. A precisão em curvas e retas é razoável, dependendo do estado do piso. O volante tem boa pega e a coluna de direção ajuste manual em altura, com bom curso. Os pneus de uso misto auxiliam bem na tração sobre piso de baixo atrito. POSITIVO
ILUMINAÇÃO
ESTEPE/MACACO
LIMPADOR DE PARA-BRISA
Tem sensor de chuva. Os esguichos no para-brisa são do tipo spray em V, com vazão e abertura razoáveis. O campo de visão é bom e as palhetas apresentaram boa qualidade. É fácil o acesso ao reservatório de água instalado dentro do vão do motor. POSITIVO
ALARME
A chave de ignição do tipo canivete é codificada. Ao dar comando para travar as portas em controle remoto inserido na própria chave, os vidros sobem automaticamente se a tecla continuar sendo pressionada. O sistema antiesmagamento atuou com precisão. Tem proteção volumétrica contra a invasão do habitáculo pela quebra dos vidros. POSITIVO
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| Detalhes cromados e lanternas verticais contribuem para o estilo moderno da picape média da Ford |

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