quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Carros sustentáveis dão as caras em São Paulo

O visitante que dá uma circulada pelo Salão do Automóvel de São Paulo 2012 pode ver que o futuro desembarcou por aqui. Carros elétricos e híbridos, que ainda são protótipos da indústria automotiva ou que já circulam em países como Japão, Estados Unidos e algumas nações da Europa, chamam a atenção. As montadoras apostam que os modelos expostos são o sinal de que os consumidores de automóveis definitivamente está sensível à questão ambiental. A relação custo/benefício também é importante, sem esquecer do design dos carros, desempenho dos motores, tecnologia à bordo e itens de conforto.
Toyota Prius (Divulgação)
Toyota Prius

O Prius, da Toyota , que será lançado pela montadora no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2013, é um híbrido que traz a proposta de mobilidade com energia alternativa. Na prática, o motor a combustão se reveza com a bateria, com autonomia para 12 km. O carro também utiliza apenas eletricidade para transitar em velocidades até 40 quilômetros/hora. Segundo a montadora, o motor 1.8 com três tipos de transmissão – econômica, normal e de maior performance – ajuda o condutor a administrar o seu consumo e a forma ambientalmente correta de dirigir, ajudado por uma mini-tela de led que reflete no vidro dianteiro a informação. Para a imediata identificação com o consumidor que busca carros sustentáveis, a linha de carros híbridos mundiais da Toyota tem gravado um friso azul no contorno do seu logotipo.
Veja mais fotos do Salão de São Paulo!

Vale a pena citar o Twizy, o ultra-compacto elétrico da Renault, para duas pessoas (o motorista e o carona no único banco traseiro). Ele tem autonomia de 60 km, homologado para transitar até mesmo em auto-estrada, e possui uma linha futurista. O automóvel já está à venda na Europa e suas rodas, ao estacionar, fazem o movimento de 360 º. Outro elétrico da Renault é o Fluence Z.E, um sedã que recebeu 15 cm a mais em sua extensão para acondicionar as baterias, sem prejuízo do espaço interno. De acordo com a marca, o carro está sem previsão de quando chegará ao Brasil.
Nissan Leaf (Divulgação)
Nissan Leaf

Já a Nissan apresenta no Salão o LEAF, que trafega 160 km com uma única carga. Abastecido em tomada comum, de 220 volts ou em pontos de 440 volts, o modelo já é produzido no Japão, Estados Unidos e em breve também sairá de fábricas da montadora na Europa. 98% do interior do carro são de material reciclado, basicamente PET, e também os pneus são ecológicos. Segundo a Nissan, uma curiosidade do LEAF é que, quando ele sai da linha de montagem para exportação, os navios que transportam o carro são movidos a energia solar. Em São Paulo há dois automóveis LEAF que estão disponíveis em empresas de frota e rodam na região da Avenida Paulista. Até o final deste ano, serão 10 ao todo.

Anunciado como o primeiro carro elétrico produzido em série no mundo, nas fábricas do Japão e Estados Unidos, o iMIEV - Evolution, da Mitsubishi, também é um modelo que pode ser recarregado por tomadas domésticas de 220 volts, em 7 horas ou de 110 volts, em 14 horas. Na Europa, o abastecimento de 80% da bateria, conforme a norma, é realizado em postos próprios, em 30 minutos, o que permite autonomia do veículo de 180 km.
Renault Twizy (Divulgação)
Renault Twizy

Comparado em seu design a uma nave espacial estilizada, o Micro Commuter Concept (MCC), da Honda, é um carro conceito 100% elétrico. O veículo foi projetado para pequenos percursos, como ir de casa para o trabalho. Detalhe: na lateral da lataria do modelo, ainda há uma scooter elétrica, para ajudar na movimentação no trânsito de grandes centros urbanos.

Fonte: Portal Vrum
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário