domingo, 16 de junho de 2013

Reestilização do Chevrolet Camaro confirma DNA esportivo ao longo de 46 anos

Nova versão foi apresentada no Salão de Nova York com ligeiras mudanças no visual

Primeira geração do Camaro, de 1967 (Fotos: Chevrolet/Divulgação)
Primeira geração do Camaro, de 1967
A Chevrolet aguardou o Salão de Nova York deste ano para apresentar oficialmente a reestilização da quinta geração do Camaro, um dos modelos mais famosos da marca em todos os tempos. Com um motor V8 7.0 e que chega aos 557 cv de potência atualmente, o muscle-car exala esportividades desde o início de sua história, nos anos 1960.


A Chevrolet procurava um produto para brigar diretamente com o Ford Mustang, sucesso entre os amantes de carros esportivos que havia sido lançado em 1964 e ganhou o apelido de 'pony car'. Em setembro 1966 ela apresentou o Camaro, já como modelo 1967. O sucesso foi instantâneo, até o início dos anos 1970. Com o aumento do valor da gasolina, os consumidores americanos passaram a optar por veículos mais econômicos, forçando a GM a acabar com a versão SS e seu beberrão V8. Na mesma época surgiu a versão LT, que explorava muito mais o conforto e o luxo e menos a potência, já que o propulsor era um contido seis cilindros em linha, que consumia bem menos combustível do que o V8. Já a versão esportiva Z28 - que volta na linha 2014 - deixou de ser produzida em 1974 pelos mesmos motivos de economia.
Quarta geração foi produzida de 1992 a 2002
Quarta geração foi produzida de 1992 a 2002


Em 1982, entra em campo, a segunda geração do Camaro, que foi até 1992 quando acabou a produção dessa versão. No ano seguinte, foi iniciada a produção da terceira geração, que durou no mercado até 2002. Mecanicamente, as novidades ficaram por conta do novo motor inteiramente em alumínio, mais uma vez derivado do mesmo que equipava o Corvette. Era um V8 de 5.7 litros que no Z28 produzia 305 cavalos e 320 no SS. Novos freios a disco com assistência por ABS Bosch nas quatro rodas.
Totalmente nova, quinta geração foi a primeira a vir oficialmente para o Brasil
Totalmente nova, quinta geração foi a primeira a vir oficialmente para o Brasil
 Nenhuma mudança significativa aconteceu nessa geração. O Camaro passou por um período de hiato até 2009, quando chegou a atual geração, com mudanças significativas que valorizam o estilo retrô e as linhas ousadas que ao mesmo tempo reforçam a modernidade. A última geração foi apresentada em salões nos anos de 2006, 2007 e 2008 como carro conceito.

Em 2007 o Chevrolet Camaro foi escalado para se transformar em robô no primeiro filme da série Transformers. O carro voltou para as telas em 2009 na continuação da franquia.
Camaro 2014 foi reestilizado, mas ainda na quinta geração
Camaro 2014 foi reestilizado, mas ainda na quinta geração


Em 2010, pela primeira vez na história, a Chevrolet passou a importar o Camaro oficialmente para o Brasil. A única versão a venda por aqui é a SS com motor 6.2 V8 de 406 cv de potência. A apresentação oficial foi no Salão de São Paulo de 2010, quando foi anunciada a sua chegada por R$ 185 mil. Hoje, o Camaro é importado na mesma versão, sendo vendido 0km nas concessionárias por R$ 203 mil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário