Peça para evitar avaria no fundo do motor é desaconselhada pela Volkswagen, mas adotada amplamente por outros fabricantes. Consumidor deve exigir componente homologado
Gol: a Volkswagen já eliminou o protetor e especialistas discutem a eficiência do equipamento |
O protetor pode evitar o choque direto do cárter com obstáculos |
CASO A CASO No caso de quem roda apenas por bons pisos, alguns especialistas até dizem que o protetor seria dispensável. De qualquer forma, a escolha privilegia os itens homologados, ou seja, certificados pelo fabricante. Chapas mal projetadas, não adequadas ao projeto, podem interferir até na refrigeração do motor. Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos da Ford, lembra do caso de um Focus 2.0 automático que superaquecia quando carregava reboque, pois o motor e caixa não refrigeravam da maneira correta. Há controvérsias sobre a eficiência do equipamento: especialistas argumentam que, em algumas situações, o carro sem o protetor não esbarraria no obstáculo, pois é mais baixo do que o cárter.
Para se proteger, a altura do conjunto roda/pneu pode ser aliada nesse momento, ainda que atrapalhe a aerodinâmica e, por isso mesmo, aumente o consumo. Ainda assim, carros mais elevados, como a gama Adventure e Trekking da Fiat, trazem o protetor de série, tal como os comerciais Ducato e Fiorino. Da mesma forma, os mais baixinhos Punto T-Jet e Bravo incorporam a proteção de fábrica, enquanto o resto da gama conta com o protetor como acessório.
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