sexta-feira, 6 de abril de 2012

Nova RAM 2500 mostra força nas acelerações e frenagens

Rio de Janeiro - A RAM 2500 está de volta ao Brasil, depois de mais de um ano de ausência no mercado nacional. O retorno do modelo marca a estreia da RAM como marca independente e chega sem nenhum concorrente no segmento das picapes grandes - a Ford F 250 teve a produção descontinuada em São Bernardo dos Campos em fevereiro. E é justamente pelo porte imponente que a RAM 2500 chama atenção. São seis metros de comprimento e mais de três toneladas de peso.
Porte imponente por fora e bastante conforto no interior da picape (Divulgação)
Porte imponente por fora e bastante conforto no interior da picape

Os quase dois metros de altura dão ainda mais robustez à picape e, de tão alta, chega a trazer dificuldade para subir no modelo - pelo menos para quem mede menos de 1,70 metro. Mas depois de ganhar o interior da RAM 2500 não demora muito para constatar que a cabine tem conforto e luxo de um sedã. Melhor até porque o espaço interno é maior. Na frente, motorista e passageiro viajam com muito conforto. Um terceiro ocupante pode viajar em um banco no meio, que se não utilizado para transportar alguém, serve como console central e porta-objetos. Já os passageiros do banco traseiro ganharam 9cm a mais de espaço para os joelhos em relação à versão anterior.

A picape grande traz novidades para o segmento, como freio motor e controle eletrônico de freio de reboque (adiciona força de frenagem e usado com trailer compatível). E na lista de itens de série aparecem alguns mimos, como compartimento no assoalho do banco traseiro (que pode transportar até gelo) e memória para o motorista da posição do banco, dos retrovisores e até da estação de rádio preferida. Sensor de estacionamento não é lançamento no segmento e muito menos mimo. É mais do que necessário para o modelo tão grande. Ausência sentida para uma câmera de ré para ajudar na hora de fazer uma manobra com a grandalhona.
Apoio de braço do banco dianteiro vira lugar para terceiro passageiro (Divulgação)
Apoio de braço do banco dianteiro vira lugar para terceiro passageiro

Na hora de pisar no acelerador, o novo motor 6.7 litros - no lugar do antigo 5.9l - garante disposição, com seus 310 cavalos de potência. Melhor ainda é perceber que, apesar das dimensões avantajadas, a picape tem muita estabilidade, até mesmo nas curvas,e freia bem. Mas se você se empolgou, é bom ficar sabendo que para dirigir a RAM 2500 é preciso teer habilitação do tipo C, já que a picape tem medidas de um caminhão de pequeno porte. Por isso, o principal foco da marca está fora das capitais brasileiras. "Esperamos vender 1.800 unidades em 2012 e com público alvo para fazendeiros, mas aqueles que usam o carro e não entregam nas mãos dos funcionários ", ressalta Emílio Paganoni, supervisor de produtos da Chrysler.

Ficha Técnica

RAM 2500
Motor - 6.7 litros 24V a diesel
Potência - 310 cv a 3.000 rpm
Torque - 84,6 mkgf a 1.500 rpm
Direção - hidráulica
Transmissão - automática de seis marchas
Comprimento - 5.834mm
Largura - 2.029mm
Altura - 1.994mm
Entre-eixos - 3.782mm
Tanque de combustível - 128l
Capacidade de carga - 1.075 kg
Capacidade de tração - 5.624 kg (comkit deengate e reboque Mopar)

Principais itens de série
airbags, ar-condicionado automático,controle eletrônico de estabilidade (ESC), freios a disco nas quatro rodas comABS, tração 4x4, sistema de áudio MyGIG, com HD de 30 GB e entrada USB, sistema de freio motor, sensor de estacionamento traseiro e tampa traseira da caçamba com chave.

Na sua casa por R$ 146.899 (preço sugerido para o Nordeste)

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