Campinas (SP) - Existe um velho ditado que diz o seguinte: a primeira impressão é a que fica. E esse mesmo ditado pode ser aplicado de maneira positiva ao mais novo carro da Kia, o Optima. O sedã estava pronto para ser apresentado desde o fim do ano passado, mas a direção da montadora no Brasil decidiu esperar até agora, por conta das turbulências em relação ao IPI, para revelar a terceira geração do modelo. O Optima está posicionado entre o Cadenza e o Cerato.
Na parte dianteira, destaque para marcante grade cercada pelos faróis e para as linhas arrojadas |
O que chama atenção logo de cara é o visual que ganhou boa dose de esportividade e chega com um perfil dinâmico, projetando a imagem de alto desempenho e elegância. Destaque para a frente do carro onde com a grade cercada pelos faróis, além das linhas arrojadas da carroceria e as rodas aro 18. Para reforçar o espiríto esportivo, espelhos retrovisores externos com setas em LED e rebatimento elétrico, faróis de neblina, lanternas dianteiras e traseiras também em LED e spoiler na tampa traseira.
No interior é possível perceber que o carro possui diversos itens que proporcionam conforto aos ocupantes, como banco do motorista com controle elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, porta-luvas refrigerado, entre outros. A Kia garantiu ao Optima um bom nível de itens de tecnologia como bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina, câmera de ré com visor LCD, freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Painel de instrumentos está bem posicionado e facilita a vida do motorista |
O Optima no Brasil é equipado com o novo motor Theta II de 2.4 litros, 4 cilindros, 16 válvulas, a gasolina, com potência de 180 cavalos. A sua transmissão é automática de seis velocidades com opção de troca sequencial. O modelo vem equipado com o Eco System, que, quando ativado pelo motorista, otimiza a operação do sistema de transmissão, motor e ar-condicionado, garantindo melhor economia do combustível. O projeto do sedã da Kia Motors proporciona boa dirigibilidade.
No comando
A reportagem do Vrum testou o carro por cerca de 200 Km e pode destacar a boa posição do dos botões no quadro de instrumentos, garantindo que o motorista tenha um fácil controle dos equipamentos do veículo. Os projetistas também acertaram na visibilidade do sedã e a motorização 2.4 litros atende sem deixar espaço para um conjunto V6 mais caro.
Sedã tem perfil dinâmico, que projeta imagem de alto desempenho |
Mas, por outro lado, falta ao Optima um sistema de GPS e a informação é que em um futuro próximo eles já deverão ser equipados com a ferramenta.
De acordo com os executivos da Kia Motors no Brasil, o Optima vai concorrer diretamente com o Hyundai Sonata, Volkswagen Passat, BMW 320i e Ford Fusion. Ele estará disponível em duas versões de acabamento e custará R$ 96.900 e 105.900 respectivamente. O preço é diferenciado pelo teto solar panorâmico, chave Smart Key e faróis de Xenon.
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